“Quem somos?”, “de onde viemos?’, “qual sentido da vida?” provavelmente, você, eu e todos os outros seres humanos já realizaram esses questionamentos. Bom, assim como você e qualquer outra pessoa, eu não tenho as respostas para essas perguntas (sorry) mas eu posso trazer algumas concepções voltadas para as questões acima. Direcionei os mesmos questionamentos à algumas pessoas, elas apresentaram ideias interessantes, e eu aproveitei algumas para escrever esse artigo.
“QUEM SOMOS ?"
Bom, somos homens né? mas aí você me pergunta: “e o'que é o homem?" Bem, somos seres com uma capacidade de pensar e raciocinar que está num nível superior em relação aos outros animais, e usufruirmos dessa capacidade para tentar melhorar nossa qualidade de vida. Uma boa parte das pessoas que entrevistei trouxeram definições semelhantes a que apresentei acima, alguns apresentaram ideias de que o homem sempre busca um sentido nas coisas, e realmente sempre queremos a explicação de algo, pois somos seres com nível de curiosidade grandiosa, isso nos traz uma grande quantidade de aprendizados, porém quando não encontramos respostas verídicas sobre algum assunto, surgem dúvidas imensas em nossas mentes.
Muitos filósofos têm concepções bem amplas sobre o homem, como por exemplo: Jean Paul Sartre defende que o homem é aquilo que faz a si próprio, ou seja nós decidimos que tipo de pessoa vamos ser, através de: nossas escolhas, as opiniões que temos, as crenças, os gostos, tudo isso, você, eu e todo ser humano vamos construindo a partir das vivências e experiências que adquirimos e a partir delas surgem situações que precisamos raciocinar bem para lidar com as mesmas, como já dizia Sartre “O homem tem de se virar todos os dias”.
Bom para tentar definir melhor quem somos, fiz uma analogia, somos uma receita (calma! não vou lhe ensinar a fazer uma transmutação humana igual no fullmetal alchemist) e temos 2 tipos de ingredientes; os biológicos que seriam basicamente a composição do nosso corpo e os racionais que representam as nossas ideologias, crenças, dificuldades, medos, sentimentos e etc. Cada pessoa vai possuir esses ingredientes de formas diferentes, podem até não ter algum ou ter em menor quantidade que o outro, enfim são os mesmos ingredientes que resultam receitas diferentes, tendo assim uma enorme variabilidade, por exemplo; Carlinhos tem os seguintes ingredientes biológico: alto, magro, problemas de audição…e seus ingredientes racionais são: inseguro, intelectual, curte futebol, esquerdista...
Basicamente é essa a ideia, bom isso pode parecer doido e não fazer sentido, não sei, é só uma analogia que criei aqui.
“DE ONDE VIEMOS?”Ai você me diz “ah! o homem e a mulher tem uma relação sexual e assim a as pessoas surgem”, de fato é isso mesmo, porém a questão não é essa, e sim de como o primeiro ser humano surgiu, esse é um mistério tão grande, que nem a turma do Scooby-Doo conseguiria resolver. Muitos do entrevistados apresentaram duvidas perante ao assunto, e eu entendo completamente, pois o que temos são teorias e não certezas. As teorias mais fortes para explicar são: evolucionismo, defendendo a criação de tudo a partir de uma grande explosão e, segundo eles, a sociedade é resultado constante de um processo evolutivo. A outra é o criacionismo que defende o surgimento de tudo a partir de um ser divino. Existem outras, mas essas são as mais famosas e é muito difícil, diria que impossível, afirmar que alguma está 100% de acordo com o que realmente aconteceu, afinal ninguém é dono da verdade e acredito que dificilmente teremos uma resposta para a pergunta acima. Claro! isso não impede de você continuar acreditando em alguma teoria, todos nós temos crenças, sejam elas religiosas ou científicas, que podem até nos ajudar no dia-dia, por exemplo; muitas pessoas conseguem melhorar sua auto-estima ao ir para a igreja, e isso acho incrível, a religião de fato pode trazer um conforto para o pessoal que acredita nela, e do lado da ciência, tem muitas pessoas curiosas, que buscam aprender mais e mais sobre diversos assuntos e isso mostra como a ciência é um incentivo para a aprendizagem das pessoas, isso é extremamente espetacular.
“QUAL O SENTIDO DA VIDA?”
A grande maioria das pessoas que foram interrogadas por mim, disseram que sim, a vida tem sentido, e esse sentido seria evoluir, melhorar, buscar sempre mais e mais, realmente a nossa tendência é essa, como falei anteriormente, estamos sempre dispostos a aprender e buscar mais, e aquilo que a gente buscar será o sentido da nossa vida, é como o Barry Allen fala na série The Flash: “Estar vivo significa correr, correr de algo, correr para algo ou correr para alguém”.Eu diria que o sentido da vida é você ter que dar um sentido a ela, pois para nós tudo tem que ter significado. Acredito que a vida não te dá um sentido, você que faz o que quiser dela, seja algo bom ou ruim, você quem escolhe em qual barco deseja navegar no mar da vida.
Enfim não sei se ficou bom esse texto, só quis expressar algumas ideias de uma forma diferente sem tanta formalidade.Espero que tenha gostado! 😁
siga nosso instagram
Comentários
Postar um comentário