MUNDO PLATÔNICO

 Como seria o mundo se tudo dependesse da sua vontade? Ao responder isso, tu consegues visualizar o mundo dos seus sonhos onde, teoricamente, seria perfeito para você, porém alcançar isso é além da nossa capacidade, por isso que reduzimos nossos sonhos, para que eles cheguem apenas até onde a nossa realidade pode chegar. Muitas vezes, como já dizia Thanos - A realidade tende a ser decepcionante - porém temos que lidar com ela, o mundo é cruel, as coisas que nos rodeiam são cruéis, por isso que queremos fugir da crueldade, criando um mundo só nosso, onde tudo é perfeito, tentar sair da realidade é bom, muitas vezes, porém temos que aprender melhor a lidar com ela e ter que aceitá-la, afinal a dor é inevitável, ela sempre chega, isso é um fato, por esse motivo que é preciso aproveitar os frutos dela.




O MUNDO DAS IDEIAS

Sabe, essa ideia de ilusão, vem de um filósofo grego, bastante famoso chamado Platão, ele diz que no mundo das ideias, há uma instância metafísica racional que só é alcançada pelo nosso intelecto, explicando com outras palavras, é um universo idealizado por nós na nossa mente, ele chama isso de “mundo inteligível” e esse mundo realmente existe dentro de cada ser humano, todos temos a capacidade de imaginar situações, idealizar nosso futuro, ou como a nossa vida seria se algo fosse diferente, é bem legal viajar pela nossa mente, justamente para fugir um pouco da realidade que nos rodeia, claro! Não viagem demais, aceitem a realidade, mas também saibam as horas certas de entrar no seu mundo platônico para acalmar o caos cotidiano, podemos fazer isso, lendo algum livro, assistindo alguns filmes e séries ou só parando para refletir mesmo, esses aspectos nos ajudam a construir o nosso mundo idealizado, existem outras formas de estimularmos a construção dele, são infinitas, o importante é despertar a imaginação e saber viajar bem com ela, acho que é por isso que é tão incrível ser criança, pois a gente não tem ciência da complexidade do mundo real, assim o nosso mundo platônico é maior, até porque nossa imaginação é mais fértil. Em um episódio de Bob Esponja chamado “o poder da imaginação” o calça quadrada compra uma TV somente para ficar com a caixa e usar a imaginação e se divertir com ela, o Lula Molusco, assim como a grande parte dos telespectadores, acham ridículo essa atitude, e ele acaba ficando com a TV, porém no decorrer do  episódio, é notável perceber que a diversão maior estava na mente do Bob Esponja e seu amigo Patrick, do que o Lula Molusco com a televisão, no final do episódio, o Lula ainda tenta brincar na caixa, mas percebesse que ele era muito maduro e já não tinha uma imaginação tão fértil como a do Bob. Calma! Não estou dizendo que você tem que comprar uma TV e ficar apenas com a caixa, só foi um exemplo para mostrar que a imaginação fértil não é para todos e vai se perdendo com o passar do tempo, pois acredito que toda criança nasce como o Bob Esponja, tendo um mundo platônico muito extenso, mas à medida que ela vai crescendo, ela vai se tornando um Lula Molusco e tendo que lidar com as batalhas da vida.

O que você gosta de fazer para despertar a sua imaginação?


                 

O MAL DA ILUSÃO

Sabe, a ilusão é algo que se não soubermos usufruir bem, acabamos sofrendo quando a realidade nos decepciona, por exemplo, quem nunca viveu um amor platônico? sonhando e imaginando viver com uma pessoa e ter uma relação amorosa, mas depois ficar decepcionado, esse ato de gerar expectativa em torno de algo e se decepcionar é um grande mal, pois podemos nos aproximar da depressão, seria um "otimismo reverso", num é atoa que pessoas “alegres”, como por exemplo o Whindersson, já sofreram com essa maldita doença, para você ver que ela pode afetar qualquer pessoa, desde a mais bem sucedida até a menos, ninguém está imune a esse “VÍRUS PSICOLÓGICO”, claro que com tratamento, podemos nos livrar dele, da mesma forma que nos livramos de um vírus comum, e não é fácil fazer isso.


O ruim da ilusão é que quando temos muita convicção de que ela é uma verdade, é provável, que insistamos exageradamente naquilo, tomando como verdade absoluta, porém quando percebemos que não passava de uma ilusão, já é tarde demais e nos decepcionamos com sigo mesmo, se sentido mal por não ter acreditado no que de fato era real, no momento da fábula, tudo são flores, perfeito, parece até o Minecraft, mas quando a realidade se apresenta, as flores murcham, o creeper explode sua casa, e ficamos maus por não ser do jeito que queríamos que fosse, porém temos que nos contentar com o que veio, tirar proveito da realidade que é apresentada, um exemplo que ocorreu comigo foi que quando criança, eu era muito fã do Homem-Aranha (ainda sou) e louco para ter uma fantasia do personagem, já que na vida real seria impossível se tornar ele, porém, eu nunca consegui ter essa fantasia, o mais próximo que ganhei foi uma máscara bem simples do personagem, e mesmo assim já me senti realizado na época, soube valorizar o que tinha e usar isso como diversão para mim, brincando bastante no meu mundo platônico, só com essa máscara eu já me sentia dentro do aranhaverso.

você gosta do seu mundo platônico?




GENJUTSU!



GENJUTSU! bem se você não conhece esse termo, ele é uma técnica ilusória ninja do anime Naruto, e acredite! TODO MUNDO USA GENJUTSU! (até o Rock Lee) mas como se dar essa a utilização dessa técnica? Bem, um exemplo claro é quando são 22:00 horas e você está lá jogando seu joguinho e diz “só mais uma e eu vou dormir” quando percebe, já é 1:00 hora da madrugada, outro exemplo seria alguém falar; “vou estudar nas férias!” quando você ver, você está estudando, porém, percebe que as férias acabaram e as aulas voltaram, consequentemente, os estudos também, ou seja, você não estudou nas férias. É normal falarmos diversas coisas que, supostamente, iremos fazer, mas acabamos não fazendo, caímos no nosso próprio genjutsu, criando ilusões para si próprio e se decepcionando com sigo mesmo, por isso é importante termos um planejamento melhor para o que de fato pretendemos fazer, é realmente difícil! pois o nosso próprio genjutsu sempre tentará nos atingir, por isso precisamos ter uma kekkei genkai boa para se livrar dele, ou, sermos um Itachi e a nossa ilusão ser como o genjutsu da kurenai, logo teremos que uma técnica ilusória desse nível, não funcionará na gente, desculpem o excesso de referências (capitão américa está orgulhoso de mim hahahaha) mas, resumidamente, recomendo caprichar no planejamento do que realmente deseja fazer, e pensar 2,3,1000 ou até mais se necessário, para você ter ciência do que realmente quer. Agora encerro com dois questionamentos: você confia em si mesmo? costuma cumprir com sua palavra? Também deixo aqui algumas técnicas que podem ajudar no seu planejamento:

Se esse texto ficou bom, você é quem vai decidir isso, até por que foi feito para ti.😊


siga nosso instagram:

Comentários