Você com certeza conhece o cara que entende as referências, que grita "vingadores, avante!!" e que é o primeiro vingador. Estou falando do Capitão América da Marvel, que foi criado em 1941 pela dupla de desenhistas Jack Kirby e Joe Simon. Sua primeira aparição já foi dando um soco na cara do líder nazista; Adolf Hitler, foi um dos primeiros a trazer histórias mais engajadas na luta contra o nazismo e inspirou inúmeras inspirações.
O Capitão América tem um inimigo nazista, cujo o nome é Caveira Vermelha, porém apesar desse personagem ser nazista, o Capitão é quem apresenta padrões mais semelhantes aos que Hitler apoiava, como por exemplo: ele é alto, forte, loiro e tem cabelos azuis. Os nazista queriam retratar o belo, trazendo uma ideia de uma raça perfeita.
O lançamento do gibi citado acima e de outros que também retratam heróis americanos lutando contra regimes totalitários, aconteceu em 1941, quando lançados, os americanos não eram oficialmente membros dos aliados na 2° Guerra Mundial, e grande parte da população norte-americana era contra a entrada dos EUA no conflito. Porém o ataque japonês à uma base estadunidense chamada de Pearl Harbour (meses depois do lançamento da HQ do capitão) encaminhou a participação dos Estados Unidos, de forma oficial, na 2° Guerra Mundial do lado dos aliados.
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
Comentários
Postar um comentário