CORRIDA ESPACIAL
Após o término da 2° Guerra Mundial em 1945, o mundo ficou dividido em dois polos: um dominado pelos Estados Unidos com a ideologia capitalista e o outro pela União Soviética que tinha ideais socialistas, iniciando assim o período da Guerra Fria. Dentro desse conflito ideológico, surgiu uma disputa pela supremacia das tecnologias espaciais entre essas 2 potências, com o lançamentos de satélites e viagens espaciais. A disputa ficou conhecida como corrida espacial.
Um dos grandes feitos dos soviéticos foi em 1961 com a ida de Yuri Gagarin ao espaço, se tornando o primeiro homem a realizar esse feito. Os Estados Unidos em 20 de julho de 1969 conseguiram algo ainda maior que foi levar uma tripulação (Apollo 11) à lua, e Neil Armstrong se tornou o primeiro a pisar no território. Muitos consideram que essa missão marcou a vitória dos Estados Unidos na corrida espacial outros tentam desfazer o argumento e afirmam que a União Soviética teve uma contribuição maior no desenvolvimento de tecnologias científicas.
Yuri Gargarin e Neil Armstrong |
A verdade é que não foi oficializado um vencedor, e sim foi feito um acordo entre primeiro-ministro soviético, Leonid Brejnev, e do presidente dos EUA, Richard Nixon, onde os países encerraram a competição, mas continuaram desenvolvendo tecnologias, tendo assim uma relação de cooperação entre as nações. O fim da corrida espacial ocorreu em 1975 com uma missão chamada de Apollo-Soyuz, onde tivemos o lançamento de duas naves, uma americana e a outra soviética. Na missão ocorreu o encontro das tripulações que viajavam nessas naves, eles se cumprimentaram e trocaram presentes. Aqui temos um vídeo que retrata esse evento.
Comentários
Postar um comentário